Casa de Memória

por tmt publicado 25/06/2015 12h15, última modificação 18/12/2015 12h11
"A história de nosso povo é a memória de todos nós"

A Instituição

A Casa de Memória e Pesquisa foi criada por um processo de valorização cultural no município de Timóteo. Ela é um centro cultural da cidade e em suas instalações estão guardadas as histórias de vereadores, prefeitos e pioneiros. É responsável pelos trabalhos de pesquisas históricas do município, inventários do acervo cultural, pesquisa e análise arquitetônica de bens móveis e imóveis, elaboração de dossiê de tombamento e educação patrimonial, realizada em colaboração com a comunidade.

A Casa de Memória tem por objetivos: preservar a memória da evolução política, histórica e cultural do povo de Timóteo por intermédio de peças, documentos, fotografias, obras de arte, coleções científicas, objetos antigos, e outras formas que caracterizam a expressão cultural mineira, utilizando-os como instrumentos de educação e desenvolvimento.

A Casa de Memória e Pesquisa desenvolve, entre outras atividades, visitas guiadas a estudantes, grupos de terceira idade e instituições industriais e comerciais e exposições itinerantes de fotografias.

Casa de Memória

Localizado na década de 50 na antiga rua dos Malaquias, ex rua Nova, hoje rua Mateus Araújo construído na década de 1900, a casa era toda em construção de madeira, coberta de telhas cumbucas, com 8 cômodos.