Ação no Centro Norte marca Semana Municipal do Consumidor

por Comunicação Social publicado 07/08/2017 18h00, última modificação 07/08/2017 18h00

A movimentação foi intensa na tenda montada pelo Procon Municipal e pelo Procon Câmara na manhã do último sábado (05/08), na Alameda 31 de Outubro, no Centro Norte de Timóteo, próximo à loja Flags. Muitos consumidores puderam tirar suas dúvidas acerca de direitos envolvendo compra de produtos e contratação de serviços, e agendar, no local, atendimento no Procon.

Além de orientações, foram distribuídos panfletos contendo orientações sobre os problemas mais comuns enfrentados pelos consumidores. A ação, realizada em conjunto pelos dois órgãos de defesa do consumidor existentes no município, foi em comemoração à Semana Municipal  do Consumidor, instituída pela lei municipal 1.278/93 e comemorada na 1ª semana de agosto.

De acordo com Brinnel Tozatti, diretor do Procon Municipal, o evento realizado no último sábado teve um caráter pedagógico e de orientação aos consumidores. “A maior parte das pessoas desconhecem o serviço oferecido pelo Procon; nem sempre se lembram que o Procon é o órgão responsável para solucionar demandas advindas de quaisquer relações de consumo. Desta forma, acredito que ações de divulgação como a que fizemos são fundamentais para levar conhecimento aos consumidores sobre seus direitos, de maneira a equilibrar a relação destes para com os fornecedores”, analisou.

Na avaliação da diretora do Procon Câmara, Kátia Valadares, a ação dos Procons cumpriu com seu objetivo. “Decidimos realizar esse evento no dia 05 de agosto justamente para marcar a comemoração da Semana do Consumidor. E o resultado foi positivo. Percebemos que falta conhecimento por parte das pessoas não apenas quanto à competência do Procon, mas também, no caso do Procon Câmara, sobre sua existência, embora tenhamos completado, também no último sábado, dois anos”, pontuou.

Fornecedores

O evento de sábado foi voltado não apenas para os consumidores. Os gerentes dos estabelecimentos comerciais localizados no Centro Norte também foram abordados, com o objetivo de conscientizá-los sobre a importância de cumprir o que estabelece o Código de Defesa do Consumidor. “Só teremos uma relação de consumo melhor quando as duas partes, consumidor e fornecedor, colocarem em prática seus direitos e deveres”, observou Kátia Valadares.

Segundo Brinnel Tozatti, as visitas aos estabelecimentos comerciais foram importantes na medida em que demonstraram que o papel do Procon é de conciliar as partes, propondo soluções viáveis. “Foi importante esse contato pessoalmente porque percebemos que, assim como nós do Procon, os fornecedores também desejam que os problemas sejam solucionados administrativamente, sem a necessidade de chegar ao Poder Judiciário”, ponderou.