Câmara recebe comemorações do Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência

por ludmilla — publicado 17/09/2018 16h02, última modificação 17/09/2018 16h02

A Câmara de Timóteo recebeu, na tarde desta segunda-feira, 17, as comemorações do Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, 21 de setembro. Durante a reunião ordinária foi realizada uma pequena palestra, dada pela presidente do Conselho dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Timóteo, Vania Lamas, na qual ela explicou sobre o conselho, as conquistas alcançadas, a busca pelos direitos das pessoas com deficiência, bem como as dificuldades encontradas.

De acordo com o presidente da Câmara, Adriano Alvarenga, a luta pela inclusão é muito válida. “Acreditamos que todas as pessoas têm que estar inseridas nos meios sociais e ter uma deficiência não impede esse movimento. Vemos o quanto o que chamamos de coisas corriqueiras, como trabalhar, faz bem, então nossos esforços se dão no sentido de promover a acessibilidade não só dos espaços físicos, mas, também, dos espaços sociais.”

Além da palestra, alunos da APAE fizeram uma apresentação, que emocionou a todos no plenário. Segundo Vania Lamas, isso faz parte de uma série de atividades que vêm sendo desenvolvidas para sensibilizar as pessoas quanto à luta dos direitos das pessoas com deficiência. “Estamos fazendo visitas a empresas que recebem pessoas com deficiência no quadro funcional; no dia 21 haverá um passeio de trem, com panfletagem e apresentação da Banda Brasil Excepcional; também celebraremos a parceria de acessibilidade com a Vale, na estação de Timóteo; tudo sempre com apresentações artísticas de entidades parceiras do conselho.”