Vereadores discutem desenvolvimento urbano

por Comunicação Social publicado 19/04/2018 14h25, última modificação 20/04/2018 10h54

Pensando no desenvolvimento urbano, vereadores da Câmara Municipal de Timóteo promoveram uma visita técnica na manhã desta quinta-feira, 19, em áreas do bairro Horto Malaquias. O objetivo da visita é analisar o projeto de lei de autoria do Executivo, que prevê reordenamento urbano, podendo assim viabilizar novos empreendimentos no município. Estiveram presentes os vereadores: Adriano Alvarenga (presidente), Fábio Campos – Binha, Geraldo Gualberto, Geraldo Nanico, pastora Sônia Andrade, professor Diogo, Raimundo Nonato e o diretor-presidente da empresa Universalis, assessoria, consultoria ambiental e ordenamento territorial, Elmo Nunes.

Elmo Nunes, diretor-presidente da Universalis, explica que o reordenamento territorial traria a possibilidade de se alterar o parcelamento de zonas restritivas, que atualmente permitem o parcelamento em grandes áreas, para o parcelamento convencional. “Essa alteração estaria relacionada aos anexos do Plano Diretor, que é o mapa de zoneamento urbano. Essa área está classificada como ZEI (Zona de Especial Interesse) para urbanização, mas essa ZEI restringe que esse imóvel seja parcelado em lotes de 10 mil m2, o que se deseja hoje é que esse tamanho de área seja reduzido para um tamanho compatível com o adensamento populacional dessa área, que é passível de ser regularizada. Em paralelo estará corrigindo também o bairro Horto Malaquias, que é uma área urbana irregular e parte do Clube Alfa.”

Segundo o presidente Adriano Alvarenga a visita se fez necessária como parte da análise a ser feita do projeto da Administração. “Tendo em vista que o Executivo enviou à Casa Legislativa um projeto alterando parte do Plano Diretor do município, nós vereadores entendemos a necessidade de iniciar a análise crítica da matéria com visita técnica para conhecer o espaço inclusive onde há a proposta de se fazer loteamentos. Ainda temos muito o que avançar, o desenvolvimento urbano é fundamental para uma cidade, mas nossa consideração é quanto a não revisão do Plano Diretor há 14 anos.”

O presidente da Câmara destaca que outras ações serão realizadas. “Ficamos bem satisfeitos com essa visita técnica. Nós vimos um espaço em que são factíveis projetos de desenvolvimento urbano, e o município passará a ter mais espaço para se desenvolver além de aumentar a arrecadação. Outras ações serão definidas pelo Legislativo, como a realização de audiência pública convidando todos os proprietários que estão naquela área, população, Governo Municipal, Casa Legislativa e técnicos para que possamos ter a matéria pacificada.”

De acordo com o vereador Raimundo Nonato a visita foi extremamente positiva. “Pudemos ser esclarecidos sobre as questões legais dentro do processo de reordenamento do Plano Diretor e com certeza vai ser de grande valia para o município porque tende a melhorar a arrecadação.”