Dia Mundial da Conscientização da Doença de Parkinson

por Comunicação Social publicado 11/04/2018 16h58, última modificação 11/04/2018 16h58

O dia 11 de abril é o Dia Mundial da Conscientização da Doença de Parkinson. A data foi estabelecida pela Organização Mundial de Saúde, em 1998, e tem como objetivo esclarecer a doença e as possibilidades de tratamento para que o paciente e sua família tenham uma melhor qualidade de vida.

 

A Doença de Parkinson é caracterizada basicamente por tremor de repouso, tremor nas extremidades, instabilidade postural, rigidez de articulações e lentidão nos movimentos. Há também outros sintomas não motores, como a diminuição do olfato, distúrbios do sono, alteração do ritmo intestinal e depressão. Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) mostram que aproximadamente 1% da população mundial com idade superior a 65 anos tem a doença. No Brasil, estima-se que 200 mil pessoas sofram com o problema.

 

A cura ainda não foi alcançada, mas há estudos em nível experimental sobre outras alternativas de tratamento. Os medicamentos para Parkinson são disponibilizados gratuitamente pelo SUS através do Programa de Medicamentos Excepcionais.

 

Em Timóteo os parkinsonianos podem contar com o Gruparkinson, uma instituição sem fins lucrativos, que promove encontros entre os parkinsonianos, familiares, amigos e voluntários, levando informações sobre a doença e com tratamentos de fisioterapia também para a comunidade. Segundo Gervásio Pierre, presidente do Gruparkinson, é uma instituição que ainda tem muito a se desenvolver. “Somos a única instituição voltada para o tratamento do Parkinson em Minas Gerais, ainda estamos engatinhando. Precisamos de mais apoio para conseguir crescer e melhorar nossa oferta de tratamentos”.

 

A conscientização será realizada no dia 14 de abril, no evento Pedal Parkinson, que será um passeio ciclístico pela cidade de Timóteo, com concentração às 7h30 na Praça 29 de Abril, passando por diversos bairros até chegar ao Coreto, no Centro-Norte, onde serão realizadas as ações de conscientização, brincadeiras para as crianças, entre outras atividades.