Projeto que destaca cidadãos colaboradores de instituições filantrópicas é aprovado

por Comunicação Social publicado 04/07/2018 11h55, última modificação 04/07/2018 12h00

Foi aprovado, em discussão e votação únicas, na última reunião ordinária realizada nessa terça-feira, 3, no plenário da Câmara Legislativa, o Projeto de Decreto Legislativo nº 400, de 18 de junho de 2018. Com autoria do presidente da Câmara, Luiz Perdigão, o projeto “institui o título 'Cidadão Parceiro Colaborador' no município de Timóteo e dá outras providências”. O título contempla munícipes, comércio e indústria que participarem efetivamente da manutenção e criação de projetos socioculturais direcionados às instituições filantrópicas de cunho social, instaladas em nosso município.

Em primeira discussão e votação foi aprovado o Projeto de Lei nº 4.135, de 05 de junho de 2018, de autoria do vereador Raimundo Nonato. A proposição “dá denominação de Rua Martin Pescador à via pública que menciona, no Bairro Macuco, e dá outras providências”. O objetivo é nominar a referida via pública, garantindo aos moradores locais a regularização junto aos Correios para que seja providenciado o Código de Endereçamento Postal - CEP.

O Projeto de Decreto Legislativo nº 396, de 16 de maio de 2018, foi aprovado em discussão e votação únicas. De autoria do vereador Raimundo Nonato, a matéria “concede o Título de Cidadania Honorária ao senhor tenente Vítor Vicente do Prado e dá outras providências”. Trata-se de pessoa dedicada com vasta experiência profissional, que sempre buscou a prestação de serviços no sentido de ajudar a comunidade.

Foi aprovado o Projeto de Decreto Legislativo nº 397, de 16 de maio de 2018, em discussão e votação únicas. Com autoria do vereador Moacir de Castro, a proposição “concede o Título de Cidadania Honorária ao senhor Eduardo Luíz de Souza e dá outras providências”. O homenageado mudou-se para Timóteo no ano de 1975, Cidade que abraçou e foi abraçado desde então. Foi médico-perito concursado do INSS desde 1980, tendo exercido a função de Coordenador do Serviço de Perícia Médica na Agência de Cel. Fabriciano por vários anos; Coordenador do Serviço Médico da Cia. Aços Especiais Itabira – Acesita, atual Aperam, tendo exercido a função de Diretor Clínico do Hospital Acesita, atualmente Hospital e Maternidade Vital Brazil, no período de junho de 1987 a maio de 1992; Coordenador Médico da Fundação de Ação Social de Timóteo – FAST, hoje Secretaria Municipal de Saúde, no período de 1994 a 2001, tendo exercido a função de Secretário da Saúde em diversas ocasiões.

Em discussão e votação únicas foi aprovado o Projeto de Decreto Legislativo nº 398, de 16 de maio de 2018, de autoria do vereador Moacir de Castro. O projeto “concede o Título de Cidadania Honorária ao senhor Geraldo Cruz Araújo e dá outras providências”. Natural da Cidade de Nova Era/MG, o homenageado ingressou no mercado de trabalho aos 14 anos de idade na antiga Cia. Acesita atualmente Aperam South America, e lá trabalhou por 10 anos no Setor de Recursos Humanos.

Geraldo Cruz Araújo é formado em Ciências Contábeis pela Faculdade de Caratinga/MG. Com o espírito empreendedor e visão de mercado, em 1970 fundou a Contabilidade Cabral e Cruz que após a morte de seu sócio se tornou Soares e Cruz Contabilidade, permanecendo no mercado até os dias atuais.

Foi aprovado, em discussão e votação únicas da redação final, o substitutivo n° 1 ao Projeto de Lei n° 4.117, de 02 de abril de 2018, que “dispõe sobre a presença de bombeiros civis nas edificações, áreas de risco ou eventos de grande concentração pública, no âmbito no município de Timóteo e dá outras providências”, de autoria da Comissão de Constituição e Justiça, Assuntos Diversos e Redação e outras.

De acordo com o Art. 1º Torna-se obrigatória a presença de bombeiro civil, em conformidade com a Lei Federal nº 11.901, de 12 de janeiro de 2009, em todos os estabelecimentos ou eventos de grande concentração de público no município de Timóteo.

Também em discussão e votação únicas da redação final foi aprovado o projeto de autoria da vereadora pastora Sônia Andrade (PL nº 4.132, de 16 de maio de 2018) que “institui a Semana Municipal da Paralisia Cerebral e dá outras providências”. Segundo a matéria, a semana deverá ser comemorada todos os anos do dia 1º a 8 de dezembro e durante este período serão promovidos seminários, debates e eventos cuja temática será a paralisia cerebral em todos os seus aspectos, de saúde pública, inclusão social dos portadores e políticas públicas voltadas para a área.

O Projeto de Lei nº 4.133, de 16 de maio de 2018, de autoria de Moacir de Castro, que “altera denominação da Rua 128 no trecho compreendido entre o trevo do bairro Quitandinha com bairro Cruzeirinho até a ponte que liga os Municípios de Timóteo e Coronel Fabriciano – Ponte Nova” também foi aprovado, em discussão e votação únicas da redação final. A alteração se dará para o nome do senhor Dr. Tadeu Damásio dos Reis. Especializado em cirurgia geral e gastroenterologia pela UFMG, Doutor Tadeu Damásio atuava no Hospital e Maternidade Vital Brazil, onde criou, com a participação do Corpo Clínico, o “Centro de Estudos” do Hospital e muito contribuiu com sua experiência e aprendizado.

Passou por discussão e votação únicas da redação final o Projeto de Decreto Legislativo nº 393, de 03 de maio de 2018 que “concede o Título de Cidadania Honorária ao senhor Hamilton Roque Miranda Pires e dá outras providências”. Além de toda sua qualificação, o homenageado, no ano de 1992, recém-formado em direito, participou ao lado de seu pai José Roque Pires, do primeiro juri popular da Comarca de Timóteo, realizado na Câmara Municipal como forma de sensibilizar as autoridades da época para a importância de se construir o fórum da comarca.