Vale convida presidente da Câmara para audiência pública

por Comunicação Social publicado 31/08/2018 12h16, última modificação 31/08/2018 12h16

O presidente da Câmara, Adriano Alvarenga, recebeu em seu gabinete na manhã dessa quinta-feira (30), dois representantes da Vale, Jaime Henriques (Relações com a Comunidade) e Henrique Lobo (Relações Institucionais) que trouxeram o convite para uma audiência pública. O evento acontecerá no dia 12 de setembro, de 8h30 às 12h, no Hotel San Diego é de autoria do governo federal e tem como assunto a “antecipação da renovação da concessão da Estrada de Ferro Vitória-Minas”. Na disputa pela concessão, as concessionárias oferecem um plano de investimento e o governo federal decide uma contrapartida que a empresa tem que cumprir em uma região qualquer do país.

O objetivo da Vale, segundo Jaime, “é sociabilizar e democratizar esse processo para a sociedade do Vale do Aço poder expor suas demandas, ouvindo os Estados interessados que, no nosso caso, são Minas Gerais e Espírito Santo”. A participação das autoridades públicas, gestores, empresários e a comunidade do Vale do Aço pode contribuir para que investimentos e contrapartida se direcionem para a região, trazendo benefícios em geral. Henriques citou por exemplo a necessidade de construção de um viaduto no aeroporto de Santana do Paraíso.“Por isso a importância de ouvir as propostas das pessoas da região, de forma que investimentos e contrapartida possam ficar por aqui”, frisou. A sugestão do governo federal, a princípio, para a contrapartida da concessionária vencedora é a construção da Ferrovia de Integração do Centro Oeste.

Adriano confirmou presença na audiência pública, representando a Câmara de Timóteo que se colocou como parceira para contribuir com a empresa em benefício da população. “Vamos estudar projetos e incentivar as entidades daqui para promover o desenvolvimento da cidade”, disse o presidente.