Voluntariado como estilo de vida marca a trajetória de mais uma homenageada

por Comunicação Social publicado 21/03/2018 13h12, última modificação 21/03/2018 13h12

Neste mês de março, a Câmara de de Timóteo homenageia as mulheres da cidade contando a história de mulheres fortes e empoderadas que se dedicam a fazer a diferença em projetos e ações que se refletem na cidade e fora dela. A homenageada agora é Maria da Conceição Dutra Reis, nascida em Manhuaçu, mas que adotou Timóteo como seu lar há 43 anos. Maria da Conceição é mãe de Marcos, Isabela, Lucas, Jéssica e Marina Dutra Reis, todos timotenses.

Desde criança essa mulher forte e dedicada vem fazendo a diferença por onde passa por meio do trabalho voluntário. “Quando eu estudava, acompanhava as irmãs visitando os doentes e quem precisava”, conta.

Foi uma das fundadoras e presidente da APAE (Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais). “Sempre tive sensibilidade com pessoas com deficiência e tive dois filhos surdos. Isso tudo me ajudou a participar da fundação da APAE, gosto muito de lá. Saí porque a estrutura já estava bem completa e havia outros lugares precisando de ajuda”, explica.

Além disso foi a primeira presidente do Lar das Meninas "Jesus de Nazaré", vice-presidente da FUMIC, participou da criação da creche Reviver, bem como da criação do Conselho da Criança e do Adolescente, foi presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, participou da diretoria da Escola de Samba "Vai Quem Quer", da diretoria do Instituto José de Arimateia.

Maria da Conceição também atuou em movimentos relacionados às mulheres como: movimento das donas de casa, movimento das mulheres de Timóteo. “No movimento das mulheres tínhamos encontros semanais. Neles fizemos o esboço da lei que criou o Conselho da Mulher de Timóteo. O movimento das donas de casa tinha como objetivo auxiliar as mulheres a economizar em suas compras. Se tivéssemos a internet naquela época, teria sido muito mais fácil”, analisa.