Audiência pública debate fechamento de turmas em escolas de Timóteo

por layara — publicado 22/11/2019 17h45, última modificação 22/11/2019 17h45

Audiência pública debate fechamento de turmas em escolas de Timóteo

Assunto que tem causado bastante preocupação principalmente na comunidade escolar, o fechamento de turmas nas escolas estaduais “Getúlio Vargas”, no bairro Funcionários, e “Tenente José Luciano”, no Serenata, foi debatida na noite da quinta-feira (21/11), em audiência pública realizada na Câmara Municipal de Timóteo.

A audiência foi realizada em atendimento ao requerimento dos vereadores Professor Diogo, presidente do Legislativo, e Adriano Alvarenga. Ambos avaliaram como positivo a discussão. “Estiveram presentes atores sociais importantes neste processo, que ouviram a solicitação da comunidade e poderão trazer um retorno até o dia 28 de novembro”, destacou Adriano.

Iniciado os debates, a Superintendente Regional de Ensino, Edvânia Lana, explicou que, após concluído o cadastramento escolar, foi detectado que em algumas escolas não havia estrutura física para atender a demanda de alunos. Contudo, ela destacou que o problema tem sido debatido juntamente com a Secretaria Municipal de Educação e que o Governo do Estado tem até o dia 28 para definir se haverá ou não fechamento de turmas. Ela disse ainda que a superintendência tem intermediado o diálogo entre a Secretaria de Estado de Educação e as secretarias municipais para tentar chegar a uma solução.

Encaminhamentos

De acordo com Professor Diogo, ao final da audiência ficou definido que será levado à Secretaria de Estado de Educação uma solicitação para que seja respeitado o cadastramento escolar de 2020, de forma que sejam mantidas as turmas de 1º ano do ensino fundamental das escolas estaduais “Getúlio Vargas” e “Tenente José Luciano”. “Também queremos que o Estado estabeleça um debate com os municípios, respeitando um prazo adequado, para que seja feito o melhor na educação para nossas crianças”, concluiu.

Entenda

O fechamento de turmas do 1º ano do ensino fundamental em diversas escolas estaduais de Minas Gerais, incluindo as escolas “Getúlio Vargas” e “Tenente José Luciano”, foi anunciado pelo Governo do Estado após realizado o cadastramento escolar para o ano de 2020. A notícia provocou grande mobilização por parte da comunidade escolar, tendo em vista a falta de diálogo e a expectativa das famílias com relação às matrículas.