Ações da Saúde são discutidas entre Presidente do Legislativo e Secretário da Saúde

por Leonardo Torrezani publicado 27/07/2021 20h50, última modificação 27/07/2021 20h50

Retomada das cirurgias eletivas e vacinação contra a Covid-19 em Timóteo. Estes assuntos pautaram a visita oficial do Presidente da Câmara de Timóteo, Luiz Perdigão, à Secretaria Municipal de Saúde, ocorrida na tarde desta segunda-feira (26).  “Como representante da Câmara é importante estarmos cientes das ações realizadas para levarmos essas informações aos colegas vereadores e à população. Além disso, precisamos da união dos Poderes Legislativo e Executivo para que o desenvolvimento de nossa cidade aconteça”, ressaltou Perdigão.

Em conversa com o secretário, Eduardo Morais, o Chefe do Legislativo perguntou sobre a previsão para retomada das cirurgias eletivas no município, paralisadas pela pandemia. Conforme Morais, a expectativa é que elas comecem a ser realizadas até o dia 20 de agosto. “Vamos fazer uma força tarefa para que as cirurgias sejam feitas, seguindo os protocolos sanitários necessários. Sempre levamos em conta o cenário epidemiológico do município, para que os atendimentos sejam feitos com segurança”, explicou.

Vacinação

O presidente da Casa Legislativa também questionou os números da vacinação em Timóteo. Conforme o gestor da Pasta da Saúde, o município já aplicou cerca de 53 mil doses de vacina contra a Covid-19, entre 1ª e 2ª doses. “Nossa expectativa é vacinar todas as pessoas maiores de 18 anos até outubro”, destacou.

Outra informação dada, foi sobre a antecipação da 2ª dose. Segundo Eduardo Morais, ainda não há nenhuma orientação do Ministério da Saúde neste sentido, que é o responsável pelas diretrizes no que se refere à imunização. Mas garantiu que não haverá prejuízo na aplicação da 2ª dose, que já está reservada.