Alta demanda por emissão de RG esgota agendamento deste serviço no CIAC
A grande procura pela emissão da nova carteira de identidade nacional tem acarretado o fechamento da agenda para esse serviço. De acordo com a coordenadora do setor de Identificação do Centro Integrado de Atendimento ao Cidadão de Timóteo (CIAC), Cláudia Amorim, além de Timóteo, o Centro tem recebido pessoas de outros municípios como Ipatinga, Coronel Fabriciano e até João Monlevade. “Eu vivo essa situação aqui no posto, gente de outras cidades nos procurando para fazer a identidade. Quando vão apresentar o comprovante de residência na hora da emissão, vejo que a pessoa é de fora. Eu já atendi pessoas até de João Monlevade pra você ter uma ideia. Além disso, cidadãos de Ipatinga e Fabriciano também têm nos procurado, por isso a demanda está muito grande”, explicou Cláudia.
Cláudia ressaltou que essa alta demanda não está sendo só do CIAC, nas UAIs (Unidades de Atendimento Integrado) também. “Estamos atendendo cidadãos de outros municípios exatamente pela dificuldade dos postos regionais. Quando vamos dar a outra opção para o cidadão, que é o UAI, por exemplo, constatamos no momento do contato que eles que também estão sem agenda. A diferença é que a UAI é um posto maior, eles fecham a agenda por semana, por quinzena, e aqui no CIAC aconteceu de precisarmos fechar por esses 90 dias”, acrescentou.
Outro motivo que a coordenadora do CIAC apontou que tem gerado essa alta demanda pela emissão da RG, é a falta de informação sobre o prazo de validade do modelo antigo. De janeiro até hoje, foram emitidas 553 carteiras de identidade nacional pelo CIAC. A previsão que o Instituto de Identificação do Governo Federal é que nós ainda vamos conviver mais ou menos dez anos com os dois modelos. As carteiras emitidas no modelo anterior valerão até 22/02/2032, observados a capacidade de identificação da pessoa e estado de conservação.
“A pessoa não precisa correr para o posto para fazer a nova. O governo não mandou trocar imediatamente, então isso também deve ser melhor esclarecido para o cidadão. Nós vamos ter um prazo para conviver com os dois modelos e todo cidadão brasileiro poderá ir trocando aos poucos. Porque tá acontecendo muito isso aqui no CIAC, o desespero para realizar logo a troca da carteira antiga pela nova. Vamos trocar aos poucos, quem tiver com a com a identidade em bom estado e da validade não precisa sair desesperado para os postos”, alertou Cláudia.
Desistência
Um fato que tem ocorrido com frequência e que ajuda a maximizar o problema da agenda é a desistência do cidadão pelo horário agendado, sem avisar o CIAC com antecedência suficiente para que a vaga possa ser destinada a outra pessoa. Com isso a demanda fica retida.
A coordenadora sinaliza que é preciso conscientizar a população. “Temos muitas ocorrências de desistência. O cidadão agenda, ocupa a vaga e simplesmente não vem e também não desmarca e colocar alguém no lugar em cima da hora é muito difícil. Então pedimos que se por algum motivo não puder comparecer, desmarque com antecedência mínima de um dia pelo menos para que possamos realocar esse horário para alguém que também está precisando, assim não prejudica o próximo. Basta ligar para o CIAC e avisar. Dessa forma remarcamos, o horário não fica vago e desperdiçado. Precisamos que a população tenha consciência que sua atitude influencia a vida de outras pessoas”, comentou Cláudia.
O horário de atendimento é das 7h às 18h, de segunda a sexta-feira. O CIAC fica na rua 15 de Novembro, 165, Centro Norte.
Telefone/WhatsApp: (31) 99222-0283
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