Audiência Pública consegue definições importantes para crianças com TEA e TDAH

por Juliana Teixeira de Melo publicado 08/12/2022 12h27, última modificação 08/12/2022 12h27

A audiência pública realizada na noite desta quarta-feira (7) resultou em encaminhamentos importantes para as famílias e instituições de ensino que convivem com crianças diagnosticadas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), transtornos do neurodesenvolvimento que afetam o aprendizado, o comportamento e a socialização.

De autoria dos vereadores Adriano Alvarenga, Pastora Sônia e Thiago Torres, o evento trouxe o debate da necessidade de contratação de monitores capacitados para acompanhar essas crianças nas creches da rede municipal e conveniadas. Ao final do evento, ficou acertada a contratação desses profissionais para todas as creches, além da contratação de uma equipe multidisciplinar (psicólogo, fonoaudiólogo) para atender outras demandas que ficaram latentes nessa audiência.

Por intermédio de uma pesquisa de campo feita pelos mandatos dos vereadores autores da audiência pública, foi possível contabilizar o número de crianças com laudo de confirmação do transtorno e as que estão sob investigação, das instituições de educação da rede municipal e conveniadas: 38 crianças com laudo de TEA  e 1 com TDAH, outras 22 estão em avaliação. 

Um dos autores do requerimento para a realização da audiência, o vereador Adriano Alvarenga falou sobre o desfecho satisfatório do debate. “Terminamos a audiência muito satisfeitos porque ela conseguiu cumprir sua finalidade. Saímos daqui deixando definido o cumprimento de ações que são de direito dessas crianças, ter um atendimento de qualidade quanto à educação”, comentou.  

A vereadora Pastora Sônia - também autora do requerimento - ressaltou que o depoimento dos pais foi muito importante para a elucidação do tema e para os encaminhamentos em relação às políticas públicas de educação. “A audiência pública cumpriu sua finalidade e conseguiu mostrar para o Executivo que as demandas dessas crianças são legítimas e urgentes. Ficou definido que se inicie os trabalhos, as ações para que já em 2023 essas famílias possam desfrutar de um atendimento de mais qualidade nas creches”, disse Sônia. 

Estiveram presentes representantes das creches, pais das crianças diagnosticadas com TDAH e TEA, presidente da Apae, o prefeito de Timóteo Douglas Willkys e os secretários municipais de pastas importantes ao tema como os secretários da Educação, da Saúde e da Assistência Social.

A audiência foi transmitida ao vivo pelo youtube, quem não conseguiu participar pode assistir no nosso canal no youtube no link: https://www.youtube.com/watch?v=KvrGWK2Kv6c

Entenda um pouco sobre os transtornos debatidos na audiência

O debate trouxe a explanação do tema, das demandas das crianças, de suas famílias e dos profissionais da educação, apresentando também as características das crianças com esses transtornos mentais. Conheça as principais características desse perfil de crianças atendidas nas creches que precisam de monitores especializados: 


TDAH - Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade 

O que é: um transtorno do neurodesenvolvimento que inclui dificuldade de atenção, hiperatividade e impulsividade. Em geral, o TDAH começa na infância e pode persistir na vida adulta. Pode contribuir para baixa autoestima, relacionamentos problemáticos e dificuldade na escola ou no trabalho

Principais características de quem tem TDAH:

-Dificuldade em prestar atenção a detalhes e tarefas;

-Parece não escutar quando se fala diretamente com ele (a);

-Não seguir instruções tem problema em terminar tarefas do dia a dia.

-Tem dificuldade para se organizar;

-Perde coisas necessárias para fazer tarefas do dia a dia.


TEA - Transtorno do Espectro Autista 

O que é: um transtorno do neurodesenvolvimento que afeta as habilidades de linguagem, comportamento, interações sociais e a aprendizagem.

Principais características de quem tem TEA:

- Raramente mostra expressões faciais apropriadas à situação vivenciada;

- Dificuldade em reconhecer o que os outros podem estar pensando ou sentindo ao ver as suas expressões faciais; 

-Menos propensos a demonstrar preocupação (empatia) com os outros;

- Dificuldade em estabelecer e manter amizades.