Audiência pública debate plano de manejo da APA Serra do Timóteo

por Sabrina Costa Dias publicado 01/06/2022 16h29, última modificação 01/06/2022 16h29

O plano de manejo da Área de Proteção Ambiental Serra do Timóteo é o tema de uma audiência pública que será realizada na próxima sexta-feira (03), a partir das 14h, no plenário da Câmara de Timóteo. O projeto de lei que trata sobre o assunto (PL 4.370) está em tramitação no Legislativo Municipal.

Conforme explicou o relator da matéria, vereador Adriano Alvarenga, a audiência pública tem como objetivo propor um debate amplo junto à sociedade. “Queremos receber sugestões de todos aqueles que puderem contribuir para dar um molde adequado a este projeto, aliando a questão ambiental ao desenvolvimento do nosso município”, explicou.

Plano de manejo

A APA Serra do Timóteo é uma área de proteção ambiental criada pela Lei Municipal nº 3.430/2015, e abrange vários bairros como Licuri, Celeste, Macuco, Eldorado e Ana Malaquias.

Como trata-se de uma Unidade de Conservação (UC) é obrigatório que seja feito um plano de manejo, tendo em vista que este é o principal instrumento de gestão das UC’s e traz, por exemplo, informações sobre as áreas que devem ser preservadas, sem quaisquer tipos de intervenções.