Câmara celebra melhoria da frota da Saritur para Timóteo

por Leonardo Torrezani publicado 07/06/2024 13h50, última modificação 07/06/2024 14h23
Câmara celebra melhoria da frota da Saritur para Timóteo

Foto: Rafael Wan Der Maas

A empresa Saritur, responsável pelo transporte público municipal em Timóteo, anunciou na última quarta-feira (05/06) a modernização de sua frota com novos ônibus Apache Vip V. Este esforço de renovação visa proporcionar mais conforto, segurança e eficiência aos usuários do transporte público da cidade. Para a Câmara de Timóteo, o fato é comemorado com grande satisfação de dever cumprido pois a modernização da frota reflete o dever da Saritur e da administração municipal de Timóteo em oferecer um transporte público de qualidade à população. A situação precária dos veículos, assim como outras variantes da prestação do serviço de transporte, foi alvo de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) no Legislativo de Timóteo, que se iniciou no final do ano passado. Isso demonstra que os vereadores cumpriram o propósito de suas atribuições: utilizaram de um instrumento de fiscalização de maneira séria para contribuir com as demandas da população.

Com a participação de três vereadores, a CPI do Transporte Coletivo, instaurada para apurar irregularidades da Autotrans - empresa da Saritur concessionária do transporte público coletivo - relativas à qualidade do serviço prestado e de eventuais descumprimentos contratuais, que levaram em consideração as reclamações dos usuários como: o estado dos veículos e limpeza dos mesmos, a falta de trocador, a ausência de ar condicionado e a situação precária de elevadores que não funcionam e a pouca quantidade de linhas.

Na conclusão da CPI em março deste ano, que rendeu quatro meses de investigações por parte dos vereadores, que analisaram minuciosamente as operações da Autotrans, o relatório apontou que empresa não estava cumprindo o contrato que estipula a circulação de 37 veículos com uma média de cinco anos de idade, além de outros requisitos relacionados ao conforto e capacidade dos veículos. A recomendação dos membros da CPI em seu relatório final foi pelo encerramento da concessão e a tomada das operações pelo Executivo municipal, até que uma nova licitação seja realizada para a administração do serviço. No entanto, as negociações com a Administração Municipal trouxeram benefícios reais para a questão.

Melhorias

Os novos ônibus estão equipados com o chassi da Mercedes-Benz, com motor de 4 cilindros que gera 185 cv de potência e 700 Nm de torque, garantindo desempenho forte e sustentável. Além desse diferencial da parte mecânica, os veículos terão ainda os itinerários eletrônicos em LED, catraca eletrônica, campainha sem fio via wireless e saídas de emergência nas janelas e alçapões do teto.

Para garantir mais segurança aos passageiros, o assoalho dos ônibus foram revestidos com plástico antiderrapante. Pensando na inclusão social, a nova frota traz como diferencial poltronas reservadas para pessoas com deficiência (PCD), mobilidade reduzida e idosos, e uma área designada para acomodação de cadeira de rodas ou cão guia acompanhante. Para os deficientes visuais, a frota conta com botões de parada em braile.