Câmara de Timóteo arrecada doações para as vítimas da tragédia de Mariana

por comunicacao — publicado 06/11/2015 17h58, última modificação 17/02/2016 17h10
06/11/2015

A Câmara de Timóteo está solidária com a tragédia que ocorreu na última quinta-feira (dia 05), no distrito de Bento Rodrigues, em Mariana (MG). Para ajudar, a partir dessa segunda-feira (09), a sede do Legislativo e o Centro de Atenção ao Cidadão (CAC) estarão com espaços reservados para receber doações que serão levadas até Mariana.

Como divulgado pelos veículos de comunicação, o rompimento de duas barragens de rejeitos da mineradora Samarco causou uma enxurrada de lama que inundou várias casas, deixando centenas de desabrigados e pessoas desaparecidas. Até então, uma morte foi confirmada: um senhor que estava próximo ao local e teve um ataque cardíaco. Quatorze funcionários estão desaparecidos. Os bombeiros ainda não puderam afirmar o número certo de vítimas. Outras cinco comunidades de Mariana também foram atingidas pelo rompimento das barragens.

O cenário divulgado pelas reportagens de televisão é bem triste: a cidade está debaixo de lama, só dá pra ver telhados e carros em cima de casas. Em entrevista coletiva dada hoje a tarde pelo prefeito de Mariana, 500 a 600 pessoas estão desalojadas e foram levadas para hotéis da cidade, sem contar aquelas que estão em casas de parentes e ainda outras que resistiram em sair de suas residências como os moradores de Santa Rita Durão. Segundo o prefeito, se precisar, as pessoas serão alojadas em hotéis de Ouro Preto e Santa Bárbara também. Foi decretado Estado de Emergência na cidade.

A Câmara de Timóteo estará recebendo as doações até a próxima quinta-feira (12), durante todo do dia, de 7h às 18h, na sede. Já o CAC do Centro estará aberto de 7h às 17h30. Um caminhão vai sair no final de semana de Timóteo para fazer a entrega na cidade de Mariana.

De acordo com a prefeitura de Mariana, a comunidade está precisando exclusivamente, no momento, das seguintes doações:

• material de higiene pessoal (toalha, papel higiênico, absorvente, fralda, sabonete, escova de dente, pasta de dente, etc)

• roupas íntimas (qualquer peça)

• e água mineral.

Endereços dos pontos de arrecadação da Câmara:

Sede – Avenida Acesita, 3210, bairro São José.

CAC – Rua 19 de Novembro, 101, Centro.