Câmara de Timóteo recebe prestação de contas do Executivo

por Juliana Teixeira de Melo publicado 28/05/2021 19h39, última modificação 28/05/2021 19h39

Os vereadores de Timóteo participaram, na tarde desta quinta-feira (28/06), da prestação de contas do primeiro quadrimestre de 2021, referentes aos meses de janeiro, fevereiro, março e abril. A audiência pública é uma exigência à Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF - Lei 101/2000) e permite o acompanhamento da gestão dos recursos públicos.

Conforme explicou a Controladora do Município, Maria Lúcia de Oliveira, a receita prevista para o exercício de 2021 é da ordem de R$241,3 milhões e, até o momento, o município já arrecadou pouco mais de R$89 milhões. Para o presidente do Legislativo, Luiz Perdigão, o momento que o município atravessa, principalmente em razão da pandemia de Covid-19, não é favorável. “A dificuldade com a arrecadação é grande e, provavelmente, esse cenário vai piorar, porque o primeiro quadrimestre é historicamente o melhor do ano”, observou o vereador.

Sobre as despesas, um dos dados demonstrados foi o de gasto com pessoal, que ficou na casa dos 53,31% no Executivo. Juntando a folha de pagamento dos servidores da Prefeitura e Câmara, o índice, neste primeiro quadrimestre, foi de 57,20%, abaixo dos 60% recomendados pela LRF. Outro dado apontado na prestação foi quanto à aplicação de recursos na área da Saúde. Nos quatro primeiros meses do ano, foram aplicados R$14,5 milhões, o que representa 21,60%. Com relação à Educação, foram investidos R$15,2 milhões, o que corresponde ao 22,63% da receita apurada neste primeiro quadrimestre.