Câmara promove palestra sobre câncer de próstata para servidores

por Comunicação Social publicado 02/12/2016 16h57, última modificação 02/12/2016 16h57
Dentro das atividades de conscientização do mês "Novembro Azul" foi realizada a palestra sobre a doença que atinge 75% da população masculina.

A Câmara Municipal de Timóteo recebeu o médico urologista Ivan Célio, no plenário da Casa, na tarde dessa sexta-feira (02), para ministrar uma palestra sobre a Prevenção do Câncer de Próstata e Sífilis para os servidores. O evento faz parte das atividades de conscientização do Legislativo dentro do mês de novembro, chamado “Novembro Azul”, cor que simboliza as ações de prevenção à doença que atinge os homens. Entre os presentes porém, não só os servidores, mas também mulheres, servidoras querendo estar informadas sobre o assunto.

Segundo o urologista, o câncer de próstata atinge cerca de 75% dos homens com idade superior aos 50 anos. É o tipo de câncer mais comum superando o de pulmão que atinge com mais frequência a população. O médico explicou que um câncer de próstata “só vai se tornar incurável depois de três anos e meio que começa” e um dos sintomas é a dificuldade em urinar. A orientação então é que os homens descobram o quanto antes para ter maior probabilidade de cura. Ivan orientou que os homens façam os exames (sangue e toque retal) todo o ano. De acordo com o médico a prevenção é muito importante porque a cirurgia de próstata é complicada e pode causar impotência. Outro agravante é como o homem lida com a prevenção e como tratamento da doença. “A questão psicológica do homem é um desespero nesses casos. Então ela é fundamental”, disse o urologista.