Candidatos a uma vaga na Câmara realizaram provas nesse domingo

por Juliana Teixeira de Melo publicado 04/04/2022 12h05, última modificação 08/04/2022 13h55
Mesmo após grande espera, muitos não compareceram para a seleção

A Câmara de Timóteo realizou na manhã desse domingo a aplicação das provas - objetiva e redação - do concurso público organizado pela Fundação de Desenvolvimento e Pesquisa (Fundep). Ao todo sete (07) instituições de ensino receberam os mais de 800 candidatos que disputaram uma vaga para os 13 cargos de provimento efetivo ofertados para os níveis médio, técnico e superior. As provas tiveram início as 8h, tendo duração de 5h para os candidatos do nível superior e 4h para os demais. 

Os salários variam de R$1.247,17 (mil duzentos e quarenta e sete reais e dezessete centavos) a R$3.524,79 (três mil quinhentos e vinte e quatro reais e setenta e nove centavos), distribuídos entre os cargos de Agente Administrativo, Assistente Técnico de Controle Interno, Motorista, Operador de Som e Imagem, Técnico em Contabilidade, Técnico em Informática, Analista de R.H e Controlador Interno. 

Abstenção

Apesar de muito esperado, pois o concurso teve que ser suspenso desde 2019, o número de candidatos que não compareceu para a disputa de uma vaga nesse concurso surpreendeu: dos 2115 inscritos, apenas 824 (38,95%) estiveram presentes na manhã desse domingo. A abstenção surpreendeu ainda pela atual conjuntura de desemprego e inflação alta do país. 

Após quase dois anos de paralisação, em razão da pandemia da Covid-19, o concurso público da Câmara pode ser retomado em fevereiro com o avanço da vacinação e a redução da ocupação de leitos hospitalares com pessoas infectadas pelo corona vírus, permitindo assim que as provas fossem realizadas com segurança.