Comissão da Saúde se reúne com representantes do HMTJ, Prefeitura e Sindicato dos Profissionais da Saúde.

por Juliana Teixeira de Melo publicado 31/03/2023 10h50, última modificação 31/03/2023 11h17

A comissão de Saúde da Câmara, constituída pelos vereadores José Fernando Peixoto, Adriano Alvarenga e Luiz Perdigão, se reuniu na tarde desta quinta-feira (30/03) com representantes do Hospital e Maternidade Therezinha de Jesus (HMTJ), do Sindicato dos Profissionais da Saúde do Vale do Aço e da Prefeitura Municipal de Timóteo. Além dos membros da comissão de Saúde, participaram da reunião os vereadores Beto do Estofamento, Professor Ronaldo e Vinicius Bim.

Conforme explicou Alvarenga, a reunião foi convocada para sanar as dúvidas de possíveis equívocos que possam ter ocorrido na realização do processo seletivo. O ponto central das discussões foram os questionamentos feitos por um grupo de profissionais, durante uma manifestação realizada na manhã da última quarta-feira (29/03), com relação à transparência das contratações por parte do HMTJ. Os manifestantes são funcionários do Vital Brazil. O Therezinha de Jesus será a mantenedora do hospital, a partir de abril.

Questionamentos

Com relação às irregularidades na realização do processo seletivo apontadas pelos manifestantes, uma delas era sobre os dados profissionais inverídicos declarados por outros candidatos. Isso porque, o edital previa uma pontuação extra na classificação para os atuais colaboradores do Hospital e Maternidade Vital Brazil. Segundo um técnico de radiologia do HMVB que participou da reunião, muitos candidatos que não têm vínculo com hospital se declararam funcionário.

De acordo com a coordenadora de Recursos Humanos do Hospital Therezinha de Jesus, Erika Rezende, todas as informações serão verificadas antes da contratação. “O processo de seleção ainda não foi finalizado. Estamos na fase de entrega dos documentos pessoais e poderemos comprovar a veracidade das informações prestadas.”, explicou.

Sobre o não conhecimento da data da prova, alegado por alguns candidatos que acabaram não realizando o exame, Erika esclareceu que no próprio edital constava o calendário de eventos com informações de todas as datas. “Ainda assim, fizemos uma reconvocação para dar oportunidade aos  candidatos que não compareceram no dia da prova. Portanto, não procede esse questionamento”, defendeu.

Ainda conforme a coordenadora de RH, dos aprovados na prova objetiva, 247 candidatos declararam que trabalham atualmente no Vital Brazil. Destes,  200 serão para contratação imediata (caso comprovem todos os dados informados), e outros 47 serão incluídos no cadastro de reserva.

Avaliação

Na  avaliação do presidente da comissão de Saúde da Câmara, José Fernando, a reunião cumpriu com seu objetivo. “Todos os questionamentos a respeito do processo seletivo foram respondidos de forma bem esclarecedora. Cumprimos o nosso papel de legislador e de informar a comunidade das ações que estão sendo tomadas com relação à área da Saúde”, observou o vereador. “Ficou claro que estaremos juntos para ajudar a esclarecer em caso de surgimento de quaisquer outras dúvidas”, finalizou.