Integração de transporte público e aeroporto regional são debatidos em assembleia da RMVA

por Juliana Teixeira de Melo publicado 22/11/2021 13h01, última modificação 22/11/2021 13h01

Em reunião conjunta da Assembleia Metropolitana da RMVA e Conselho Deliberativo de Desenvolvimento Metropolitano, realizada na última sexta-feira (19), em Ipatinga, prefeitos e presidentes de Câmaras, deputados, representantes do Estado e da Sociedade Civil estiveram envolvidos na discussão sobre quatro temas principais: Integração do Transporte Público Coletivo; Contorno de Timóteo; Aeroporto Regional; e Conferência Metropolitana.

A questão da integração do transporte urbano no Vale do Aço obteve avanços significativos durante essa reunião, presidida pelo presidente da Assembleia Metropolitana e prefeito de Santana do Paraíso, Bruno Morato. Participaram também representantes da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra). Em todos os encontros da Assembleia Metropolitana em 2021, a pauta de integração do transporte urbano da região foi estabelecida como prioritária pelo colegiado.

O Vale do Aço é composto por 28 municípios, sendo quatro cidades integrantes da Região Metropolitana e mais 24 no Colar Metropolitano. O presidente do Legislativo de Timóteo, Luiz Perdigão, ressaltou a importância dessa discussão sobre o transporte entre os representantes do poder público do Vale do Aço. “Muitas pessoas desses municípios vizinhos trabalham em Timóteo, e a qualidade do transporte público sempre é questionada pelos usuários. A Câmara de Timóteo não está inerte, e recentemente realizou também uma audiência pública para discutir esse tema com todos. Os vereadores estão trabalhando nisso. Temos certeza que com a contribuição de todos, poderemos melhorar os serviços e trazer ainda mais desenvolvimento para nossa região”, disse Perdigão.

Para enriquecer os trabalhos, foram realizados estudos preliminares e um seminário técnico com a colaboração de representantes de entidades que atuam no transporte metropolitano em Curitiba, Goiânia e Recife. Na ocasião, a equipe da ARMVA apresentou o trabalho feito até o momento em relação ao tema de transporte urbano e apresentou, previamente, uma possível solução de integração por meio de consórcio interfederativo.

O diretor-geral da ARMVA, João Luiz Teixeira Andrade, frisou que a unificação da gestão do transporte por meio de consórcio seria a forma mais vantajosa e com mais possibilidade de melhoria no serviço. O subsecretário estadual de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra), Gabriel Fajardo, destacou a grande população do Vale do Aço e a estreita relação entre os municípios da região, o que intensifica o deslocamento de pessoas entre uma cidade e outra.

Durante a reunião com os chefes dos poderes executivos e legislativos da RMVA, foi estabelecido um compromisso entre a Seinfra e a ARMVA para a viabilização, no próximo ano, de estudos aprofundados relativos ao transporte público da região.

Aeroporto

A reabertura do Aeroporto Regional do Vale do Aço foi outro assunto em foco na Assembleia. O subsecretário da Seinfra reforçou que as obras deverão ser concluídas até o fim deste mês e já com previsão de operação de voos no início de dezembro.

Gabriel ainda informou mais um avanço para o Aeroporto Regional, que a Seinfra está em processo de contratação do projeto executivo do novo terminal de passageiros, com custo estimado em R$ 2 milhões. Segundo o subsecretário, o edital de licitação deverá ser publicado nas próximas semanas.