Projeto institui jogos de damas e xadrez nas escolas para o incentivo do raciocínio e da reflexão
Foi aprovado pela Câmara de Timóteo, o projeto de lei autorizativo que institui o Programa de Aprendizagem dos Jogos de Damas e Xadrez nas escolas da rede pública municipal de ensino, de autoria do vereador professor Ronaldo. A matéria tem como objetivo mostrar a importância de ensinar esses jogos nas escolas e difundir aos participantes do programa as regras oficiais.
Segundo o autor do projeto, esta atividade favorece o desenvolvimento mental, além de impor uma disciplina atrativa e agradável, aumentando a capacidade de cálculo, raciocínio e concentração, promovendo, através da prática desportiva, a interação e o intercâmbio dos participantes, além de ampliar a oportunidade de socialização e aquisição de hábitos saudáveis. “Em todas as disciplinas esses jogos irão contribuir, pois eles estimulam o aluno a pensar e o provoca a fazer mais e melhor, por isso melhora a qualidade de ensino”, disse o vereador.
Professor Ronaldo ressalta que o Programa Aprendizagem dos Jogos de Damas e Xadrez nas escolas não deve ser visto simplesmente como um passatempo para distrair os alunos, ao contrário, deve estar inserido dentro de um planejamento educacional, pois num contexto de educação escolar, o jogo é transformado em um instrumento pedagógico, em um meio de ensino, ocupando um lugar de extraordinária importância na educação.
“Numa época em que vivemos repletos de tecnologia em tudo que fazemos, os jogos de damas e xadrez vêm para incentivar nossas crianças e adolescentes a pensar e raciocinar nas questões como um todo, dentro de um contexto, fomentando um aprendizado mais contemplativo e reflexivo. Nossos alunos atualmente estão muito imediatistas, tendo as coisas mais fáceis e prontas por meio das tecnologias atrativas, sem ter que pensar. Então temos que encontrar estratégias para nossos alunos desenvolverem um raciocínio mais amplo”, pontuou o vereador.
Programa
O programa prevê um conjunto de ações da prefeitura, junto as diretorias das escolas públicas que visem: promover o ensino, inclusão social e estimular a prática dos jogos de damas e xadrez nas escolas públicas do município; promover ampla divulgação dos benefícios e vantagens da prática dos jogos de damas e xadrez no desenvolvimento do raciocínio por parte de seus praticantes; promover treinamentos para alunos, objetivando que se tornem monitores, ajudando na organização.
A prefeitura poderá promover também competições oficiais de jogos de damas e xadrez, anualmente, com a participação, sempre que possível, de alunos da rede pública municipal de ensino, pertencentes a todos os municípios do Estado.
🎤 CLIQUE AQUI E OUÇA A SONORA COM O VEREADOR PROFESSOR RONALDO