Timóteo passa para a “Onda Amarela” e tem novas regras de funcionamento
A Prefeitura de Timóteo publicou, nesta quarta-feira (5), o Decreto nº 5.435 que trata das medidas excepcionais ao enfrentamento da pandemia por Covid-19 em face da reclassificação da Microrregião de Saúde, a qual Timóteo faz parte, para a “Onda Amarela”. Outras cidades do Vale do Aço que fazem parte do programa do governo estadual Minas Consciente já estão nessa nova classificação desde o último sábado (1).
Dentre as medidas adotadas, e que passam a valer a partir desta quarta, está à ampliação do horário comercial em toda a cidade. Os estabelecimentos estão liberados a funcionar, de forma facultativa, entre 8h e 20h de segunda a sexta-feira e de 8h às 16h nos finais de semana, desde que respeitadas as recomendações de segurança sanitária.
Os eventos como aniversários e casamentos estão autorizados desde que sejam feitos com limitação de horário e duração máxima de quatro horas, além de respeitada a lotação máxima de 50% da capacidade do local. As igrejas, bares e restaurantes também deverão cumprir medidas restritivas em relação à ocupação de 50% de sua capacidade máxima, observando distanciamento de dois metros dos grupos familiares, uso de máscara e fornecimento de álcool 70%. Para bares e restaurantes, após às 23h serão permitidos somente a entrega em domicílio. Nesses estabelecimentos está autorizada a apresentação musical.
Permanecem proibidos shows e eventos, mesmo que privados, e que tenham acesso livre ao público mediante pagamento, consumação mínima ou similares. Saunas coletivas e a circulação de trenzinhos também permanecem sem autorização por enquanto.
O Artigo 9º da Lei reitera que é obrigatório o uso de máscara de proteção facial sobre a boca e o nariz em todos os espaços públicos ou privados de uso coletivo no Município.