Vereador de Timóteo participa de reunião sobre universidade pública no Vale do Aço

por Leonardo Torrezani publicado 11/07/2023 17h27, última modificação 11/07/2023 17h27

Representando a Câmara de Timóteo, o vereador e vice-presidente da Casa Legislativa, Vinicius Bim participou, nesta segunda-feira (10/07), de uma reunião da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Em pauta, a falta de universidade pública no Vale do Aço e a necessidade de sua implantação.

Para Vinícius Bim, a ampliação do ensino federal na região é um dos maiores ganhos que a população pode ter. “Não temos que descartar a instalação de uma universidade no Vale do Rio Doce, mas quero lutar por uma universidade no Vale do Aço. Valadares fica a 115 km de Ipatinga e essa distância é um dificultador para os moradores da nossa região”, defendeu.

Uma das propostas apresentadas durante o encontro foi a utilização de parte dos recursos do acordo para reparação dos danos causados pelo rompimento da barragem da Samarco, em Mariana/MG. Dos 31 municípios mineiros afetados, mais da metade está no Vale do Aço. “Vamos transformar essa tragédia em algo que transforme a realidade dos nossos jovens. A formação de qualidade habilita as pessoas a ocuparem espaços de poder, onde se constroem as políticas públicas tão necessárias à vida da população”, destacou o vereador.

Conforme o deputado federal Rogério Correia, no relatório da Comissão Externa da Câmara dos Deputados que acompanha os desdobramentos do acordo de Mariana, a criação de uma universidade com campus no Vale do Aço e também no Espírito Santo foi incluída.

Dentre os encaminhamentos acertados na reunião da comissão na ALMG, o principal foi o agendamento da visita de representantes da Região Metropolitana do Vale do Aço (RMVA) ao ministro da Educação, Camilo Santana, em Brasília/DF.

Assista o vídeo da reunião completa pelo canal do youtube da Assembleia de Minas Gerais.