Vereadores participam de encontro na ALMG sobre a violência nas escolas

por Juliana Teixeira de Melo publicado 18/04/2023 12h34, última modificação 18/04/2023 12h34
Vereadores participam de encontro na ALMG sobre a violência nas escolas

Foto: ALMG

Na tarde de segunda (17), vereadores da mesa diretora da Câmara participaram, juntamente com diversas autoridades - deputados, gestores estaduais e federais-, de uma audiência pública para discutir a segurança e as soluções para a violência recorrente que acomete as escolas.  O evento foi uma ação do programa “Assembleia Fiscaliza”,  da Assembléia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

A audiência teve como motivação três episódios recentes de violência escolar, dois deles com vítimas fatais, num curto intervalo de tempo, em escolas de São Paulo, Santa Catarina e Goiás. O presidente do Legislativo de Timóteo, Reygler Max falou sobre as expectativas do encontro na capital mineira. “Sem dúvida foi uma iniciativa louvável da Mesa Diretora da Assembleia que, diante destes atos de violência nas escolas, entendeu a urgência na realização desta audiência. Agradeço grandemente por poder participar e levar ideias para Timóteo”, comentou.

Para o  presidente da ALMG, deputado Tadeu Martins Leite, é necessária uma ação integrada dos órgãos públicos, com participação da sociedade civil, para enfrentar esse problema. Na avaliação do Ministério Público, uma das causas desse fenômeno é a radicalização dos jovens, que frequentam fóruns de discussão na internet, sobre o ressentimento de vítimas de bullying, encontrando no ambiente digital um espaço de acolhimento que incentiva a violência.

Medidas

O Governo de Minas Gerais já divulgou novas medidas de prevenção à violência e fortalecimento da rede de proteção nas escolas, como o sistema de segurança por videomonitoramento, além da adoção de um novo protocolo de acesso aos prédios escolares, que vai tornar obrigatória a identificação e autorização para a entrada de visitantes nos espaços.

O governo estadual apresentou também outra medida, que é um canal direto de comunicação entre os diretores de escolas e a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG). A partir de agora, os diretores das unidades de ensino deverão comunicar o fato às suas respectivas Superintendências Regionais de Ensino (SREs), que farão a imediata comunicação com a seção de planejamento operacional regional - P3 - da Polícia Militar. Este setor policial acionará a Coordenadoria Estadual de Combate aos Crimes Cibernéticos (Coeciber) do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) para a identificação do autor. O governador esclareceu, ainda, que os procedimentos serão estendidos tanto para a rede municipal quanto para a particular.